Feliz 2015.



Um dia para pensar sobre as coisas ruins que devem ser deixadas para trás. Um dia para pensar sobre as coisas boas que devem permanecer. Um dia para pensar sobre tudo que devemos melhorar em nós mesmos. Mesmo que existam muitos outros momentos na vida que convoquem mudanças - aniversário, um emprego novo, uma graduação - e mesmo considerando que o exame da consciência deve ser feito continuamente, a magia do dia 31 de Dezembro está no fato de que todos nós fazemos isto juntos! 
O ritual de passagem do ano carrega o enorme poder simbólico de abrir e fechar todos os ciclos. E no Reveillon somos parte integrante de um ritual de passagem coletivo. Por isso todos nós repetimos os mesmos gestos todos os anos. Fogos de artifício, que fazem barulho e despertam os Deuses. Lentilhas verdes, que alimentam e trazem fartura. Flores no mar, que é símbolo da renovação.
Assim marcamos o tempo e temos a sensação de que é possível controlá-lo. Assim desejamos o novo e acreditamos no nosso potencial de mudança. Assim afirmamos a necessidade de esperança. Assim garantimos o bem-estar da nossa saúde mental. E e assim, o Psicologizando deseja a todos um ótimo 2015!


Texto inspirado em: Jaqueline Meireles e Denise Ramos.

Comentários